Home
Conferências
Exposição

Programa


Inscrições

Contactos
Localização
Comissão Organizadora
Apoios

Conferências

O projeto Matemática do Planeta Terra
Carlota Simões
Museu da Ciência e Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra

O Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra 2013 tem sido uma ótima oportunidade para divulgar não só a matemática, mas também a sua relação com as outras áreas da ciência e a sua evolução ao longo da História.
Durante este ano, já tivemos a oportunidade de repetir uma experiência realizada pela primeira vez há mais de dois milénios, por Eratóstenes (276 a.C. – 194 a.C.), que permitiu na altura obter um valor bastante razoável para o raio da Terra; já recordámos a importância da observação do eclipse do Sol de 1919 na ilha do Príncipe para a validação da teoria da relatividade de Einstein;temo-nos dedicado a recolher conhecimento tradicional relacionado com a matemática que se encontra nas formas tradicionais de contar ou medir, ou nas formas geométricas que se encontram em cestaria, bordados ou decorações de casas. Já foram publicados livros e artigos, várias exposições circulam pelo país e há concursos a decorrer em ambiente escolar.
Nesta sessão vamos conhecer o que tem vindo a ser feito no âmbito do Ano Internacional do PlanetaTerra e de que forma podemos aproveitar no futuro o trabalho realizado.

<voltar